Cuidado | Cabelo Oleoso

Diga Adeus ao Cabelo Oleoso

Ter um couro cabeludo oleoso rapidamente transforma um cabelo acabado de lavar numa confusão oleosa. Infelizmente, ter o couro cabeludo oleoso também é um sensação desconfortável. Anime-se! Existem várias formas de a ajudar

Em alguns casos, o cabelo demora dois a 3 dias até que o cabelo parece oleoso, enquanto noutros casos pode demorar menos de um dia. Perceber os processos que se desenrolam por debaixo das raízes do cabelo ajuda muito a compreender o porquê do cabelo se tornar oleoso. As glândulas sebáceas estão localizadas logo abaixo da área de crescimento do cabelo no interior da pele. O sebo mantém o cabelo suave e brilhante. Também contém ingredientes para além da gordura, que ajudam a manter a pele e o cabelo suadável. No entanto, quando é demasiado pode ter efeitos indesejados como o cabelo oleoso.

O que faz aumentar a produção de sebo?

Existem muitas razões para uma produção excessiva de sebo e couro cabeludo oleoso. Pode estar geneticamente predisposta a produzir quantidades excessivas de sebo. Alterações hormonais como a puberdade ou a gravidez podem também influencar a atividade das glândulas sebáceas. O mesmo acontece com todas as situações que afetam o seu humor e saúde. Alguns medicamentos e tratamentos hormonais também podem levar a alterações mais ou menos significativas na produção de sebo.

Cuidado Adequado para Cabelo Oleoso

Regimes de cuidado bem formulados para cabelo oleoso começam com um champô cuidadosamente seleccionado e uma rotina de limpeza. Um cuidado regular definitivamente melhor o cabelo e couro cabeludo oleoso. Assegure-se de que escolhe um champô suave ou um champô adequado para cabelo oleoso. Os tensioativos (surfatantes como sabonetes, detergentes, etc.) agarram-se à gordura do sebo, que depois pode ser facilmente removida com água. Usar champôs com extratos de ervas também ajuda a combater o execesso de oleosidade. Alecrim, camomila, urtiga e salva são soluções de longa data contra a oleosidade. Os condicionadores sem enxaguar são fáceis e rápidos de usar e são muito eficientes sem tornarem o cabelo pesado.

Cabelo Oleoso e Styling

Não precisa de evitar os produtos de styling se o seu cabelo for tendencialmente oleoso. As espumas contêm álcool e por isso são particulamente adequados para cabelos oleosos. Estas permitem diminuir ligeiramente a oleosidade do cabelo, para além de proporcionarem uma camada protetora. Consegue dois benefícios ao usar uma espuma. Algumas das substâncias oleosas são neutralizadas e consegue dar mais volume ao seu cabelo. Mesmo que o seu cabelo seja oleoso junto às raízes, as pontas podem ser secas. Aplique um condicionador em spray nas pontas do cabelo (não junto às raízes). Assim dá volume ao cabelo e proporciona hidratação.

Lavagem Correta para Cabelo Oleoso

A nossa recomendação geral consiste em lavar o cabelo duas a três vezes por semana. No entanto, o cabelo oleoso pode necessitar de ser lavado todos os dias. Use sempre água morna em vez de água quente. (Também deve evitar usar o secador.) Distribua o champô no courco cabeludo e massage suavemente. A massagem liberta o sebo existente na pele para que o couro cabeludo fique menos oleoso por mais tempo. Deixe o champô atuar durante dois minutos antes de passar por água morna.

Descubra: Cabelo Oleoso