find-the-right-hair-shampoo
Cuidado | Champô

Champô para um cabelo bonito

O champô certo é a base para um cabelo saudável e brilhante. No entanto, encontrá-lo no meio de tanta oferta de champôs pode ser difícil. Mostramos-lhe como encontrar o champô adequado para o seu cabelo e também lhe dizemos porque deve mudar de champô de vez em quando.
 

De acordo com o resultado de testes, 94% das mulheres considera o champô o produto de higiene mais importante. É por isso seguro afirmar que as mulheres estão interessadas em encontrar o champô adequado para o seu cabelo. Os critérios para escolher um champô são a qualidade e estrutura do cabelo, bem como o estado do couro cabeludo. Como quase todos os parâmetros fisiológicos, o cabelo e o couro cabeludo mudam com o tempo, e por isso deve também ajustar a escolha do seu champô. Cabelo oleoso pode tornar-se cabelo normal e cabelo saudável pode de repente ficar mais fino e mais sensível.

Champô para cabelo baço e sem brilho

Brilho é um sinal óbvio de cabelo saudável. Infelizmente, existem várias formas de eliminar o brilho do cabelo, tais como pentear com demasiada frequência ou secar o cabelo com o secador. Quando as cutículas do cabelo não estão organizadas numa camada suave, o cabelo praticamente não reflete a luz, tornando-se por isso, baço e sem brilho. Resíduos de produtos de styling no cabelo ou água demasiado dura também podem tornar o cabelo baço. Champôs especiais são capazes de reparar a estrutura do cabelo e devolver-lhe a vida. Com ingredientes ativos como as proteínas de seda, o óleo de semente de damasco ou extratos de pérolas, estes champôs também removem os resíduos de produtos de cuidado do cabelo. Depois de lavado, o seu cabelo irá revelar novamente o seu brilho natural.

Champôs para cabelo fino e fraco

O seu cabelo pode parecer fraco e exausto porque os fios de cabelo são finos ou se tornaram mais finos com o tempo. Os champôs que contêm complexos de colagénio reestruturam o cabelo para que este fique mais forte, espesso e com mais corpo. Os champôs que contêm co-enzima Q10 têm um efeito rejuvenescedor. No interior das raízes, esta co-enzima estimula diretamente a biosíntense de queratina, que tende a diminuir com a idade. As queratinas são proteínas especiais e o principal componente do cabelo e as suas características tornam o cabelo mais forte e flexível.

Champô para cabelo danificado

Existem várias causas para cabelo danificado e quebradiço. Na maioria dos casos, o cabelo danificado tem falta de hidratação devido a cuidados inadequados ou o calor do secador. O sol, o vento e a água salgada também secam o cabelo. Na sua busca pelo champô adequado deve sempre ter em conta as necessidades especiais do seu cabelo. Para cabelo danificado e fino, a melhor forma de o reparar é usando produtos com componentes de hidratação leve como aloé vera, iogurte, proteínas de trigo ou pantenol. Cabelo forte mas seco e com aspeto de palha necessita de condicionadores mais intensivos.

Champô para cabelo rebelde

Os caracóis têm uma forma de conseguir escapar a todos os esforços para modelar o cabelo. Pode torná-los mais disciplinados usando champôs com ingredientes ativos como óleo de semente de damasco ou de jojoba. Estes óleos tornam o cabelo encaracolado menos frisado e ajudam o styling do cabelo. Na maioria dos casos, o cabelo muito encaracolado também é seco. A maioria dos champô que combatem o frizz também contém agentes hidratantes como o pantenol ou a glicerina.

Champô para cabelo pintado

Imediatamente após a coloração, o seu cabelo apresenta cores ricas e um brilho magnífico. Os champôs específicos para cabelos pintados ajudam a manter os cabelos bonitos ao protegerem contra o desvanecimento causado pelos raios UV. Têm também agentes suavizantes e que proporcionam brilho aos pigmentos para um cabelo com aspeto saudável. Alguns champôs para cabelos pintados proporcionam pigmentos brilhantes ou extrato de âmbar para uma cor intensa e brilho.

Champô para cabelos com necessidades particulares

Por vezes o cabelo necessita de cuidados especiais. Isto aplica-se, por exemplo, a cabelo com caspa ou com pontas espigadas, entre outros. O piritionato de zinco é um ingrediente ativo na maioria dos champôs anti-caspa. Este ingrediente alivia a comichão e elimina a descamação excessiva da pele do couro cabeludo que leva à caspa. Idealmente, o cabelo comprido com pontas espigadas é tratado com ingredientes suavizantes ricos como óleos de macadâmia, azeitona ou argão. Estes óleos reparam as pontas espigadas e fazem o seu cabelo ter um aspeto saudável e brilhante.

Tudo o que deve saber sobre champôs

  • Uma quantidade maior não ajuda necessariamente mais. Uma dose pequena (com aproximadamente 1,2 cm de diâmetro) de champô é suficiente para cabelo curto e uma dose ligeiramente maior (cerca de 2 cm de diâmetro) é quanto basta para cabelo comprido.

  • Assegure-se de que o seu está todo molhado quando aplica o champô. (Dica: Muita espuma indica excesso de champô; é necessário mais champô caso não se forme espuma)

  • Não massaje o couro cabeludo demasiado vigorasamente. Massajar suavemente o champô no cabelo é suficiente. Não necessita de aplicar uma quantidade adicional de champô nas pontas que ficam secas nos cabelos compridos. A espuma que escorre enquanto lava o cabelo é suficiente para lavar as pontas.

  • Asssegure-se sempre de que enxagua todos os vestígios de champô. Resíduos de produtos de cuidado diminuem o brilho do cabelo.

  • Ajuste a escolha do champô ao clima e à mudança de necessidades do seu cabelo. No verão, o cabelo é habitualmente mais seco e precisa de um maior cuidado. No inverno, normalmente necessita de mais hidratação. À medida que envelhecemos, a nossa pele e o nosso cabelo também tendem a ficar mais secos e finos. Felizmente, agora temos os benefícios dos champôs com ingredientes rejuvenescedores.

  • Use um champô suave para cabelo normal se tiver o hábito de lavar o cabelo todos os dias. Após algum tempo, os champôs para cabelos oleosos tendem a secar o cabelo, enquanto os champôs mais nutritivos podem pesar. É suficiente usar estes champôs específicos uma vez por semana em vez de diariamente.

Descubra: Champô Proteger