shampoo
Cuidado | Dicas e Truques de Cuidado

A métrica dos produtos de cuidado do cabelo

Qual é a quantidade ideal de produto a usar? É tão pequena como uma gota ou do tamanho de uma ervilha, avelã, noz ou bola de ténis? Descubra a quantidade de produtos de cuidado ou styling que deve usar e como aplicá-los

As salas parecem demasiado cheias com demasiados objetos decorativos, mesmo que eles tenham parecido muito bonitos na loja. Demasiada maquilhagem distorce um rosto. Da mesma forma, demasiada quantidade de um útil produto de cuidado pode causar problemas. A solução inteligente para este problema prático é o lema “Menos é mais!”. Mesmo que esta máxima nem sempre se aplique, é verdadeira para o uso de produtos de cuidado do cabelo. Produtos de cuidado e styling raramente proporcionam melhores resultados se usados em excesso. Pelo contrário, a quantidade ideal e mais eficaz é frequentemente menor do que se imagina.

Como deve usar os produtos de cuidado e styling e em que quantidade?

Os reparadores de pontas são a sua arma para lutar contra as pontas espigadas. Este produto deve ser espalhado pelo cabelo em pequenas gotas. Os ingredientes revestem as pontas do cabelo frisadas com uma película ultra fina. Como resultado, o cabelo parece menos desalinhado.

Os óleos devem ser usados em pequenas gotas. Distribua uma ou duas gotas nas palmas das mãos. Depois aplique nas pontas do cabelo com as palmas das mãos. Esta é a melhor forma de beneficiar dos óleos de cabelo e usufruir de um brilho intenso e flexibilidade. Se usar o óleo desta forma antes de lavar o cabelo, este irá proteger as pontas contra a secura. Os óleos são também ingredientes de tratamentos de cabelo sem enxaguar. Os cabelos encaracolados podem necessitar de um pouco mais que uma ou duas gotas de óleo.

Ceras: Use a cera com cuidado! Comece com quantidades muito pequenas para evitar que o cabelo ondule e se pegue ao couro cabeludo e tenha um aspeto oleoso. Depois de o cabelo ficar demasiado pesado com a cera, a única solução é lavar o cabelo. Comece por aplicar uma quantidade do tamanho de uma ervilha. Distribua a cera nas palmas das mãos, aplique no cabelo e modele.

Gel: O nível de fixação de um gel de cabelo varia entre fixação suave e ultra forte. Usar uma quantidade grande não faz com que um gel de fixação suave proporcione uma fixação mais forte. O nível de fixação do gel determina o quão moldável ficará o cabelo após a aplicação. Comece com a quantidade do tamanho de uma ervilha e aumente a quantidade se necessário.

Condicionador: a quantidade do tamanho de uma avelã é suficiente para o condicionador. Deixe o condicionador atuar brevemente para que este revele os seus benefícios antes de enxaguar abundantemente.

Champô: Dependendo do comprimento e espessura do seu cabelo, deve usar a quantidade de champô equivalente ao tamanho de uma avelã ou noz. É melhor aplicar o champô no cabelo em pequenas porções. Enxague abundantemente até eliminar os últimos vestígios de champô.

As loções anti-frizz protegem o cabelo contra a secura e proporcionam suavidade. Os produtos anti-frizz estão disponíveis sob a forma de champôs ou condicionadores. Use os produtos de acordo com as indicações ou use a quantidade do tamanho de uma avelã de cada um deles.

Produtos de cuidado intensivo: Aplique a quantidade do tamanho de uma noz no cabelo húmido, seco com toalha. Deixe atuar para os ingredientes façam a sua magia.

A espuma de cabelo é aplicada no cabelo seco, até que este fique ligeiramente húmido. Para cabelo comprido, a quantidade necessário pode ser até ao tamanho de uma bola de ténis. Uma quantidade menos é suficiente para cabelo curto. Comece com a quantidade do tamanho de uma noz e vá adicionando mais produto consoante a necessidade.

Neste video, Armim Morbach mostra como tirar o melhor partido dos produtos de styling.