hair-care-type
Cuidado | Proteger

Como cuida do seu cabelo?

Com o passar dos anos, cada pessoa desenvolve os seus próprios hábitos de cuidado de cabelo. Algumas pessoas preferem rotinas eficientes, que não interfiram com o seu dia-a-dia, enquanto outras valorizam um cuidado de cabelo mais elaborado e criativo, com muita diversão e experimentação. Como é que encaixa o cuidado do cabelo na sua vida?  

O cuidado de cabelo ideal começa com o desenvolvimento de uma atitude que está adaptada às nossas necessidades do dia-a-dia e à forma como encontramos os pequenos prazeres da vida. Ter uma grande variedade de produtos é secundário quando comparado com dar prioridade às suas preferências e expetativas para o cuidado do cabelo. É possível seguir uma rotina fixa ou permitir alguma flexibilidade e experimentação a seu gosto. Independentemente do seu estilo pessoal, existem sempre formas de melhorar a forma como cuida do seu cabelo. Nós sugerimos algumas estratégias.

A Minimalista

haar-typ-1-210x270
© Getty Images

As mulheres minimalistas usam poucos produtos de cuidado de cabelo e tentam reduzir ao máximo o tempo que passam a cuidar do cabelo. “Menos é mais!” é o lema das mulheres minimalistas que contabilizam a poupança de tempo e dinheiro. Porquê preocupar-se em comprar produtos quando um bom champô pode manter o cabelo e o couro cabeludo saudável e bonito?

Isto é realmente verdade? As influências ambientais, como os raios UV, o ar aquecido ou o frio podem causar stress ao cabelo. Os efeitos deste stress só podem ser atenuados usando um cuidado adicional de vez em quando.

Recomendação: As mulheres minimalistas devem ponderar usar um condicionador e aplicar ocasionalmente um produto de cuidado intensivo. Os ingredientes destes produtos proporcionam ao cabelo um cuidado essencial e protegem contra o stress ambiental. Os produtos com ação instantânea são eficazes e podem ser usado quando está com pressa. As mulheres minimalistas vão apreciar as características destes produtos.

A Pragmática

haar-typ-2-210x270
© Getty Images

As mulheres pragmáticas têm consciência dos problemas de cabelo mas raramente se preocupam em tratar dele. Elas focam-se nas soluções práticas e têm uma atitude saudável para com o cuidado do cabelo. Uma cor de cabelo atraente e volume são importantes para ele. As pragmáticas são orientadas para as soluções e raramente têm em conta os efeitos a longo prazo das suas escolhas de cuidado do cabelo.

O foco nos resultados imediatos funciona? Mesmo que o cabelo tenha um aspeto atraente e saudável durante algum tempo, problemas como pontas espigadas ou cabelo seco podem surgir porque lhe falta um cuidado adequado.

Recomendação: Se é pragmática em relação ao seu cabelo deve focar-se em usar produtos que visam resolver um problema específico do cabelo e que pode surgir com o tempo e com o stress acumulado. Por isso, uma boa opção é experimentar produtos novos para melhorar os hábitos de cuidado. Até os melhores produtos de cuidado devem ser usados regularmente para otimizar os resultados.

A Especialista

haar-typ-3-210x270
© Getty Images

As mulheres especialistas em cuidado do cabelo gostam de mimar o cabelo com todos os tipos de condicionadores especiais ou até mesmo exóticos e outros tipos de produtos. Interessa-se particularmente pelos ingredientes dos produtos de cuidado. Procurar inovações melhores e mais recentes é entusiasmante para as especialistas. Cuidadosa e persistentemente, e sempre prontas para a próxima experiência, as especialistas procuram as soluções mais promissoras para um ótimo cuidado do cabelo. 

Deve experimentar todos os produtos existentes no mercado? Pode ser mais importante encontrar os ingredientes necessários ou usar adequadamente produtos que já experimentou. Não interessa o quão precioso um ingrediente num novo produto de cuidado possa ser, a aplicação adequada é um pré-requisito para obter um cabelo bonito.

Recomendação: Conseguir o título de “especialista” leva o seu tempo e requer esforço. Produtos de ação rápida são uma boa aposta tanto para as principiantes como para as especialistas.