Cuidado | Proteger

Dicionário do Cabelo: Factos Importantes sobre o Cabelo

Como é constituído o cabelo? Porque é que algumas pessoas têm caspa? Quanto pode crescer o cabelo? Espreite o nosso dicionário do cabelo para obter informação interessante sobre o cabelo e aprender mais sobre o tema

Cor do Cabelo

Os pigmentos nos folículos capilares dão ao nosso cabelo a sua cor natural. são produzidos dentro de células especializadas e a partir daí, os pigmentos viajam por pequenos canais até aos queratinócitos, inundando todo o cabelo de cor. Regra geral, os cabelos mais escurtos têm uma maior concentração de pigmentos do que os cabelos louros.

Cutícula

A cutícula do cabelo forma a camada mais externa do cabelo. Consiste numa única camada de queratinócitos sobrepostos. O estado desta camada externa é um indicador da saúde do cabelo. Nos casos ideiais, os queratinócitos estão corretamente alinhados em torno do eixo do cabelo e protegem o interior do cabelo contra as agressões do exterior. As cutículas intactas formam uma superfície lisa e que reflete a luz. Assim, um brilho deslumbrante indica um cabelo saudável.

Por outro lado, a cutícula de um cabelo estragado (devido a descolorações, permanentes e secagens frequentes com o secador) é desorganizada e irregular. Nestas condições, as substâncias que estragam o cabelo conseguem facilmente penetrar no núcloe do cabelo. Como conseuqência, o cabelo fica baço, quebradiço e frágil. Produtos de cuidado intensivo e condicionadores repõem a estrutura alinhada da cutícula do cabelo.

Ciclo do Cabelo

Cada cabelo passa por uma sequência de fases de desenvolvimento. A maioria dos cabelos (8 em cada 10) estão na fase de crescimento (fase de anagénese). Nesta fase, a nova raiz do cabelo é gerada e o cabelo cresce. Esta fase dura entre dois a sete anos. Segue-se uma fase transitória que dura cerca de duas a três semanas (fase de catagénese). Nesta fase, a produção de células no folículo pára temporariamente, o folículo contrai-se e o cabelo cai. Aproximadamente um por cento dos folículos estão nesta fase transitória (catagénese). Na seguinte fase de repouso (fase de telogénese), o folículo de cabelo regera-se, as células começam a dividir-se outra vez e um novo cabelo ganha forma. Cerca de 10 a 20% de todos os cabelos estão nesta fase, que dura cerca de dois a quatro meses.

Caspa

A caspa aparece quando o couro cabeludo deixa cair prematuramente células de pele mortas em quantidades excessivas. Isto pode acontecer quando o couro cabeludo é seco ou oleoso. Várias condições podem provocar caspa, como o stress, dieta inadequada, alterações hormonais assim como ar quente e seco, secagens frequentes com o secador ou champôs com fórmulas agressivas. As soluções incluem champôs anti-casopa com ingredientes ativos como o piritionato de zinco.

Folículos de Cabelo

Os folículos de cabelo são pequenos espaços no couro cabeludo, aos quais cada cabelo está preso. O cabelo desenvolve-se fora destes folículos. As glândulas sebáceas terminam a parte superior dos folículos e proporcionam lípidos ao cabelo e couro cabeludo.

Cabelo Grisalho

© Silverstock.

Com a ajuda dos produtos de cuidado certos, o cabelo grisalho pode ter um aspeto fabuloso

O cabelo grisalho não é realmente cinzento mas é antes uma mistura de cabelo sem cor com cabelo com pigmentos. A mistura parece ter um aspeto cinzento. O cabelo torna-se branco quando as células produtoras de pigmentos reduzem a síntese de melanina. Em algumas pessoas, este processo começa muito cedo e noutras muito tarde. Fatores genéticos determinam o aparecimento dos primeiros cabelos brancos.

Crescimento


O cabelo cresce 0,3 a 0,45 mm por dia ou 1 a 1,2 cm por mês. É praticamente impossível influenciar o crescimento do cabelo desde o exterior. O comprimento máximo do cabelo varia entre 40 a 80 cm

Queratina

© Jupiterimages

A queratina dá estrutura ao cabelo e unhas

É uma proteína muito elástica e o principal componente do cabelo (e unhas).

Duração do Cabelo


Em média, um cabelo mantém-se no couro cabeludo de seis a oito anos antes de cair. A duração depende de fatores genéticos. Em casos graves de queda de cabelo, a duração do cabelo pode ser reduzida a três ou quatro anos.

Queda de Cabelo

Perder 30 a 100 cabelos por dia é normal. Várias condições podem levar a que se percam mais de 100 cabelos por dia. Em 95% dos casos de queda de cabelo em homens e mulheres, a principal causa é genética. Devido à produção excessiva de hormonas masculinas (androgénios), o fornecimento de sangue dos folículos capilares é reduzida e como consequência, o cabelo não está tão firmemente preso ao couro cabeludo.

Melanina

A melanina, pigmento da pele, também existe dentro das fibras de queratina do cabelo. A quantidade de melanina determina se o cabelo é claro ou escuro. À medida que as pessoas envelhecem, a produção de melanina diminui e os cabelos tornam-se cinzentos ou brancos. Existem dois tipos de melanina: os pigmentos de eumelanina que são grandes e castanhos escuros e os pigmentos de feomelanina que são mais pequenos e amarelos avermelhados. Todas as cores de cabelo humano são compostas por estes dois tipos de pigmentos.

Qualidade do Cabelo

A nossa genética determina se temos o cabelo fino ou espesso. Os europeus consideram um cabelo com um diâmetro entre 0,04 a 0,06 mm como fino, entre 0,06 a 0,08 como normal, e mais de 0,08 mm como espesso. Em comparação com os europeus, os asiáticos têm cabelo consideravalmente mais espesso. A média de espessura de cabelo de um asiático está entre os 0,08 e os 0,12 mm. O cabelo europeu têm uma forma quase elíptico, enquanto o cabelo asiático é mais arredondado e mais elástico.

Couro Cabeludo

A pele no couro cabeludo é semelhante à pele no resto do corpo e é igualmente sensível. Apesar do cabelo, o couro cabeludo também pode apanhar um escaldão. Frio, calor e outras condições podem secar o couro cabeludo e provocar comichão e/ou caspa. Para uma variedade de razões, as glândulas sebáceas no couro cabeludo podem produzir uma quantidade excessiva de óleo levando a um couro cabeludo oleoso.

Glândulas Sebáceas

As glândulas sebáceas existem na pele em quase todas as partes do corpo, incluindo o couro cabeludo. Extas glândulas produzem gordura, que protege o couro cabeludo e o cabelo contra a secura. A produção de gordura pode ficar desregulada devido a predisposição genética, stress ou alterações hormonais. Isto pode levar a couro cabeludo e cabelo oleoso ou a couro cabeludo muito seco. Qualquer uma das condições pode conduzir a problemas do couro cabeludo como comichão, vermelhidão ou caspa.

Pontas Espigadas

© Nacivet

Apenas uma tesoura pode acabar com os casos graves de pontas espigadas

O cabelo comprido tem frequentemente pontas espigadas. Na maioria dos casos, são causadas por danos mecânicos como pentear ou raspar nos ombros. Colorações frequentes, descolorações, permanentes ou usar ferramentas de styling também podem levar ao aparecimento de pontas espigadas. Os reparadores de pontas podem ser usados para revestir as pontas espigadas com uma película protetora de silicones para melhorar a aparência do cabelo. Para além disso, cortar o cabelo é a única solução.

 

Força


Um único cabelo é capaz de aguentar um peso de pelo menos 100g sem partir. Juntando a capacidade de todos os cabelos, seria possível aguentar até pelo menos 10 toneladas.

Estrutura

O cabelo é principalmente constituído por 80% de queratina (proteínas), 10 a 15% de água e os restantes 5 a 10% são pigmentos, minerais e lípidos. A cutícula forma a camada exterior de cada cabelo. A cutícula envolve a parte interior do cabelo, chamada cortex. O cortex contém cerca de 80% da massa do cabelo. As colorações, descolorações ou permanentes atuam no interior do cortex.

Volume

A quantidade de cabelos que uma pessoa tem depende da cor do cabelo. Com cerca de 150 mil cabelos, as louras são as pessoas com mais cabelos. As pessoas com cabelo preto vêm a seguir com cerca de 110 mil cabelos, seguidos das pessoas com cabelo castanho com 100 mil cabelos e das ruivas com 80 mil cabelos.