hair-loss
Cuidado | Mulher

Queda de Cabelo Não é Motivo para Pânico!

É perfeitamente normal que caiam entre 50 a 100 cabelos por dia. É uma questão diferente quando acorda de manhã e encontra um monte de cabelos na sua almofada e a sua escova acumula mãos cheias de cabelo todos os dias. Deve ter calma e preparar-se para fazer alguma pesquisa sobre a(s) causa(s) da queda do cabelo

Queda de Cabelo
© Stockbyte

Não desespere! Pode combater a queda de cabelo de muitas formas

Em circunstâncias normais, os processos biológicos envolvidos no crescimento do cabelo estão em equilíbrio. O cabelo cai, novos cabelos começam a crescer, perder alguns e ganha outros. Este é o processo normal e saudável, que reflete as várias fases de crescimento do cabelo. Se as fases de crescimento não ocorrem como seria suposto, pode ter um aumento de queda do cabelo. Abaixo, informamos sobre as possíveis causas de queda do cabelo e o que pode fazer. Caso a queda de cabelo dure há mais de seis meses, deve marcar uma consulta com o seu médico ou dermatologista

1. Queda de Cabelo com Causas Hormonais

O nosso sistema hormonal é muito sensível e reage até às mais pequenas mudanças. Em circunstâncias normais, o estrogénio, uma hormona feminina, assegura um crescimento denso de cabelo. Muitas mulheres sentem o cabelo mais denso durante a gravidez. As hormonas masculinas (androgénios) não insitam o crescimento do cabelo, e também existem em pequenas quantidades no organismo das mulheres. Nos homens e mulheres são segregados mais androgénios em situações de stress. Isto pode desequilibrar o balanço hormonal e levar à queda de cabelo. Disfunções na glândula tiróide é outra possível causa. O seu médico pode solicitar análises aos sangue para analisar o nível de hormonas e determinar a causa da queda de cabelo.

2. Queda de Cabelo (Quebra) devido a Cuidado Inadequado

Mesmo que o cabelo seja resistente, demasiados danos irão torná-lo seco e frágil. Estes danos podem ser causados por descolorações, alterações frequentes de cor, permanentes ou uso frequente do ferro de alisar, para nomear apenas alguns. Estes danos não causam diretamente queda de cabelo mas levam a que este se parta. O cabelo pode partir junto às raízes, resultando em falhas de cabelo.  

Apenas problemas com produtos químicos podem diretamente causar queda de cabelo. Isto acontece, por exemplo, quando uma descoloração ou uma permanente fica a atuar no couro cabeludo demasiado tempo. Se isto acontecer, a única coisa que pode fazer é deixar que o couro cabeludo e o cabelo recuperem por si. Deve usar pouco champô, reduzir o número de lavagens e evitar demasiado styling. Se possível, deve também evitar pintar o cabelo durante algum tempo, ou pelo menos usar produtos mais delicados para o cabelo. 

3. Queda de Cabelo causada por Falta de Vitaminas

O crescimento do cabelo requer uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas. Uma dieta desiquilibrada ou dietas radicais podem levar a qued temporária de cabelo. O cabelo estará no seu melhor se optar por uma dieta equilibrada com fruta, vegetais, proteínas (ex: leite, iogurte, carne e peixe), cereais integrais, nozes e óleos de qualidade. Se não consegue ter uma dieta ideal, pode ser adequado tomar suplementes para o cabelo, que incluêm biotina, niacinina, zinco e vitaminas B6, B12, A e E.

4. Queda de Cabelo devido a Deficiências Imunitárias

A queda de cabelo também pode ser uma consequência tardia de uma infeção. Na primavera pode notar que o seu cabelo cai depois de ter tido uma gripe no inverno. A queda de cabelo normalmente pára após um período de três meses, durante o qual as raízes danificadas recuperam.

Other Remedies for Hair Loss

Descubra: Mulher