Quer a considere uma doença ou apenas um problema estético, ter o cabelo oleoso é aborrecido e é difícil conseguir livra-se dessa situação. Os nossos conselhos de especialistas oferecem soluções
Apesar de todos os esforços e os penteados mais elaborados, madeixas oleosas e sem forma podem-se tornar uma condição permanente que causa muita frustração entre as mulheres que têm este problema. O cabelo oleoso parece negligenciado. Mas na realidade, é apenas o resultado de um processo natural. Nas raízes do cabelo existem glândulas sebáceas que segregam uma substância oleosa chamada sebo. Na realidade, esta substância é benéfica para o cabelo. Este permite que o cabelo se mantenha saudável e suave e evita que fique demasiado seco e quebradiço.
A produção excessiva desta substância é a causa do cabelo oleoso. No pior cenários, as glândulas sebáceas bloqueiam as raízes do cabelo e podem causar excesso de queda de cabelo e caspa. As causas podem ser hereditárias, hábitos de alimentação pouco saudáveis, medicação ou cuidado inadequado do cabelo. A oleosidade também podem variar com as estações, alterações climatéricas, flutuações hormonais ou períodos prolongados de stress.
Um dermatologista irá ajudar em casos extremos de oleosidade. Alguns medicamentes podem ajudar a controlar a produção de secreções pelas glândulas sebáceas. No entanto, na maioria dos casos, produto de cuidado especiais são suficientes. Estes produtos irão restabelecer o equilíbrio na produção de substâncias oleosas. Algas marinhas ou plantas como alecrim, urtigas, camomila ou salva ajudam a regular a produção de oleosidade e a apaziguar o couro cabeludo. Não use produtos que contenham substâncias que ajudem a repôr proteínas ou lípidos como os óleos ou silicones! Eles apenas tornarão a situação ainda pior ao tornarem o cabelo mais pesado e oleoso do que antes.
Para além do cuidado adequado, a aplicação correta dos produtos também tem um papel importante. Alguns acreditam que a lavagem frequente estimula a produção de mais oleosidade. No entanto, não existem bases para sustentar este facto. O contrário é verdade. O cabelo oleoso deve ser lavado frequentemente, diariamente se necessário.
- Use champôs com um aspeto translúcido e evite champôs cremosos
- De vez em quanto, deve remover o excesso de oleosidade do cabelo e couro cabeludo usando um produto específico. Pode encontrar este tipo de produtos em lojas especializadas ou farmácias. Estes produtos absorvem grandes quantidades de substâncias oleosas e são por isso ideiais para combater o cabelo oleoso
- Lave o cabelo de manhã. As glândulas sebáceas são mais ativas durante a noite
- O cabelo oleoso irrita o couro cabeludo e torna-o mais sensível. Deve evitar causar mais stress e por isso tente não expor o cabelo a água quente ou usar o secador frequentemente. Outras irritações desnecessárias são tranças muito apertadas ou chapéus
- Use apenas água morna. A água quente estimula a produção de oleosidade
- Não use escova. Assim irá distribuir a oleosidade desde a raiz até às pontas. Pentear o cabelo com um pente é suficiente.
- Não use produtos de cuidado intensivo. O cabelo oleoso necessita de menos ingredientes de cuidado do que o cabelo seco. A regra número um para o cabelo oleoso é "Menos é mais!"